sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Róisín Murphy & Tracy Weber


Eu sempre fui fã da disco! Quando era criança, ouvia uma fitinha que meu pai adorava. Ela tinha um esparadrapo em que estava escrito "Discoteca" bem apagadinho já. Lá tinha os clássicos do "Baile do Siderúrgica", que era como chamava a casa noturna que todo mundo frequentava numa cidadezinha do interior de Minas.

Na fita, uma mistura louca. Tinha Chic e Michael Jackson, Donna Summer e Voyage. Uma hora surgia a sessão 'cantoras': Roberta Kelly, Tina Charles, Alicia Bridges, Cheryl Lynn, Penny McLean e Sylvester (sim, ele era uma das divas! hahahah).

Havia outras fitinhas também, mas essa eu me lembro bem da sequência e dá uma nostalgia gostosa lembrar dela. Depois eu comecei fazer as minhas próprias fitinhas, com repertórios nada coerentes. Tinha house, rap, baladinhas mela-cueca. Muitas faixas eram de trilhas sonoras de novelas dos 70, 80 e 90. E foi delas que eu tirei e aprofundei muito da sonoridade que me agrada até hoje.

Lembro que no meio dessas fitas era recorrente uma sonoridade que eu não sabia bem definir e adorava. Depois eu vi que as baladinhas que eu gostava podiam ser definidas como "soft-rock" (acho cômico esse termo até hoje) e aquilo que eu não sabia se era disco ou house era a "boogie" (desse termo eu gosto bem mais!).

Nos últimos anos, fiquei contente com esse revival da disco e da boogie e fui reviver muitas das musiquinhas daquelas fitas que eu tinha gravado lá no começo dos 90, além de descobrir muitas outras coisas legais. Foi essa sonoridade que levou a bunita da Róisín Murphy a fazer o seu Overpowered. E é ela a primeira a sair do baú.

Apesar de anunciar que o disco retoma a sonoridade disco do fim dos 70 e do começo dos 80, não há nenhuma menção oficial a samples. Qual não foi minha surpresa, por exemplo ao perceber que "Let Me Know", produzida por Andy Cato, metade do Groove Armada, citava "Sure Shot" da Tracy Weber, música lançada em 1981, com remix de Larry Levan!

Agora é pra vocês cantarem a faixa da Róisín, a da Tracy e ainda arrasarem num live-mashup cantando em cima do remix instrumental do Levan:


Tracy Weber morreu algumas semanas depois do lançamento desse single - uma pena, pois nem poderá processar a bunitinha da senhora Murphy!
O remix que eu chamei de I é a versão de sete minutos e pouco, o II tem quase seis minutos e os dois foram lançados juntos. A versão instrumental é muito boa e vale a pena praquele momento karaokê. Eu sei que existe uma versão 7'' que é mais curtinha que as versões que eu postei aí, tipo três minutinhos.

Ah! Claro que eu sei que a "Let me Know" também se apoderou de "Keep On" do D-Train - e não é à toa que Róisín tem cantado as duas juntas nos seus shows. Mas a faixa do sr. James D-Train já é assunto pra outro post, com outras memórias.

Baboo


2 comentários:

  1. Babooshka! Minha kérida! Bem-vinda ao mundinho sórdido dos blog musicais das divas trava queens! ahahhahaha

    Um beijo e ahazza com seu bom gosto e phynesse!
    Roxxana Veludo

    ResponderExcluir

quer procurar no fundo do baú?