segunda-feira, 2 de novembro de 2009

afro+house+brasil+jazz+bossa


Falei em Africa, em Fela Kuti, em Gil Scott-Heron e em house. Esse baú é assim! Misturebas sonoras...
Neste post, quero criar pontes e relações: do clima afro à house, do clima brasílico ao jazzístico! Pretensiosa eu sou e você não faz a linha preconceituosa e ouve o que eu tirei do baú, vai...

1
Primeiro uma faixa que ouvi no podcast Fabric do Jazzanova e não consegui tirar da cabeça. Demorou pra eu descobrir o que era, mas achei:




A única coisa que eu sei a respeito é que essa faixa figurou em duas coletâneas ano passado e
neste ano saiu na Secret Weapons vol. 3 do selo Innervisions (que tem por trás Dixon e Âme, que logo logo aparecerá por aqui). Baixem e rebolem ao som dessa faixa gostosa e viciante!


2
Agora vem Osunlade. Este é um outro cara que eu adoro. Fundador do selo Yorubá Records, que já lançou Cesária Évora, Salif Keita e Roy Ayers, sua música é uma mistura de deep e soulful house com pitadas afro que resulta naquele climão chill out que eu adoro. Quer conhecer mais essa sonoridade? Procurem os remixes que ele fez e ouçam as participações dele na Red Bull Music Academy Radio. Eu destaco este mix, que tem mil coisas legais:



Em 2001, ele lançou El Primer Ano que tinha uma faixa de ninguém menos que a nossa cantora Joyce! A verdade é que não se trata nem de colaboração nem de remake: Osunlade pegou a deliciosa faixa "Aldeia de Ogum" e a transformou numa faixa de quase sete minutos, com estrutura bem dj friendly:


Ouçam e divirtam-se!

3
Já que falei da Joyce, nada melhor que ouvirmos a "Aldeia de Ogum" original. Se você não sabe, essa faixa é amada por muitos djs de house no exterior (tá aí o Osunlade pra confirmar!) e foi lançada no disco Feminina de 1980, que é um dos álbuns clássicos da MPB.
Impossível que você não conheça uma faixa de muito sucesso no começo dos anos 80: "Clareana". Joyce a fez pras suas filhas, hoje cantoras, Clara Moreno e Ana Martins - que também é conhecida como Anané e (descoberta recente minha!) tá casadíssima sabe com quem? 'Little' Louie Vega do Masters at Work, tzá!

Conhecida pelo seu trânsito entre as turmas da bossa nova, do samba jazz e do clube da esquina, Joyce é uma daquelas artistas da MPB muito mais conhecidas fora do país do que aqui. O que é uma pena...

Por isso nada melhor que nos deliciarmos com a atmosfera gostosa de "Aldeia de Ogum". Pra combinar, retiro do baú também a faixa-título:


(Claro que esta última eu dedico às minhas amigas bees mais femininas, néam!)

4
Pesquisando essas duas faixas de Joyce na internet cheguei a duas versões cover feitas pelo fofo Finn Peters e que saiu somente numa coletânea de 2004 chamada "The Sound of Club Brazil sampler volume 1".
Peters é flautista, saxofonista e produtor e já atuou ao lado da banda de nu-jazz Two Banks of Four. Ano passado, saiu pelo selo Accidental Records Butterflies (que é um disco ótimo de jazz com as mãozinhas de Matthew Herbert por trás da produção!).



Por hoje é isso! Espero que gostem da viagem sonora - e não se esqueçam de que comentários são mais que bem-vindos :)

Beijos de Babooshka

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quer procurar no fundo do baú?