quinta-feira, 5 de novembro de 2009

George Duke - A Brazilian Love Affair


Falei em viagem sonora no post anterior e retirei do baú um disco que saiu de uma dessas viagens.

Em 1979, o grande George Duke - jazzista que se aventurou por diferentes sonoridades - veio ao Brasil para gravar um álbum fundamental pra quem gosta de jazz/soul/funk/rare grooves!




E olha que não exagero! Pense num projeto que reúna grandes nomes do jazz com grandes e competentes artistas nacionais. Quer exemplos? Aqui no meio, você vai achar o meu grande e amado Milton Nascimento, Flora Purim (que nessa época já era uma diva do fusion jazz), Chico Batera (que trabalhou com grandes nomes como Elis Regina), o ótimo compositor, guitarrista e arranjador Toninho Horta, o percussionista Airto Moreira (que já trabalhou com muita gente boa e aparece na linda "Freelove" do Depeche Mode), Jamil Joanes (que era das bandas Som Imaginário e Banda Black Rio), Lucinha Lins (sim! ela também canta! rs), Robertinho Silva, Simone (fazendo o vocal de "I need you now"), Josie James (que trabalhou com Patrice Rushen nesta faixa ótima aqui), Sheila Escovedo (nos anos 80 conhecida como Sheila E. ela deu o ar da graça recentemente numa faixa do novo disco da Joss Stone). Isso só pra citar alguns...

Se você tem boa memória vai lembrar que a faixa-título (óóótema!) já apareceu por aqui, quando postei o DJ Kicks do Chicken Lips. Puta baixão misturado com percussão do Airto e o piano rhodes (que eu amo) do George! Se você fuçar no youtube vai achar até uma versão remix - mas que eu não me atrevo a postar aqui... Vamos nos jogar na original mesmo!

"Sugar Loaf Mountain" parece que dá mais espaço pro piano e pro sintetizador e "Brazilian Breezin'" é super gostosa de ouvir.

"Up From The Sea It Arose And Ate Rio In One Swift Bite" assusta com o nome grande e surpreende com sua percussão do samba aliada ao jazz.

"Cravo e Canela" e "Ao Que Vai Nascer" são dois clássicos da mpb que já tinham aparecido no também clássico álbum Clube da Esquina do começo da década de 1970.

O baixo do Jamil Joanes e os vocais nhém-nhém-nhém-nhém-nhém da Flora Purim são demais em "Brazilian Sugar"!

Enfim, uma viagem sonora mais que recomendada!


01 - Brazilian Love Affair
02 - Summer Breezin'
03 - Cravo e Canela
04 - Alone 6AM
05 - Brazilian Sugar
06 - Sugar Loaf Mountain
07 - Love Reborn
08 - Up From The Sea It Arose And Ate Rio In One Swift Bite
09 - I Need You Now
10 - Ao Que Vai Nascer
11 - Caxanga


beijos da Baboooooooooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quer procurar no fundo do baú?