quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mandré e Soldiers of Twilight


Eu falei do Daft Punk no post anterior e acabei me lembrando do Mandré.
Por quê? Porque uma vez lendo alguma coisa a respeito dele, me deparei com um comentário a respeito de ele ser "o pai do Daft Punk". Olha a capa do álbum lançado em 1977 e você vai entender a referência:



Viu que bonitão o papai dos franceses? hehe

Pois saiba que a influência de Mandré não é só visual não! "Solar Flight" - que é a música que retirei hoje do baú - foi um dos clássicos do clube Loft de David Mancuso (até aparece numa das coletâneas do Loft Classics). O álbum (que foi lançado pela Motown) é incrível e mistura referências de jazz, rock progressivo, disco e funk - aquelas experimentações sonoras (sem tabus) dos 70 que eu adoro. Tem até um cover muito bom pra música "Dirty Love" do Frank Zappa!

Quer saber mais? se joga no Boogie Central do meu amado DJ Benjamin tem mais infos a respeito.


. . .

Agora temos a filhota house de "Solar Flight".
Em 2001, o trio francês Soldiers of Twilight lançou "Believe" uma pérola da deep house com sample do Mandré. A faixa teve muitos remixes, mas eu vou destacar aqui os de Martin Solveig, Charles Webster e Fred Everything - bem na linha "deep house finesse" do começo desta década.
Em 2005, os New Mastersounds fizeram uma ótima versão a partir da original - pegaram os vocais da Lady Bird e lapidaram com aquela atmosfera retrô e... criaram uma faixa de soul music! O resultado foi mais uma daquelas faixas que nos confundem (qual seria a original?).

Como vocês podem ver, adoro essas idas e vindas: de soul pra house, de house pra soul!

Se joguem no baú!

Um comentário:

quer procurar no fundo do baú?