terça-feira, 22 de dezembro de 2009

17 faixas no clima freestyle


Ok, ok. não tenho sido uma grande blogueira, não tenho tido uma regularidade aqui. mea culpa.
Mas o tempo tem sido curto pra mim que sempre quero tudo-ao-mesmo-tempo-agora. "Disposição ambígua, signo de gêmeos", pra citar Ana C.


Hoje passei aqui rapidinho só pra deixar umas coisinhas pros poucos mas fiéis frequentadores do meu baú.


Seguindo o clima do post anterior, vamos cair no freestyle.






Taí um gênero que tem tudo a ver com minhas memórias de comecinho da adolescência.
Muitas lembranças das trilhas de novelas e das fitinhas gravadas... E das capas com todos aqueles cabelos desgrenhados. Gente, como eu amava Lisa Lisa e Taylor Dayne! E o Noel? pra onde eu ia eu levava a trilha internacional de Vale Tudo e Que Rei sou Eu?.


Pra alguns, o freestyle tem todo um clima kitsch. Pra mim, dá saudade dos tempos em que ter um 3 em 1 era sinônimo de distinção entre os colegas! hehe! (Tudo bem, nem todo mundo sabe o que é um 3 em 1, nem como as trilhas de novelas eram o must até o começo da década de 90...)
Que estranheza essa época em que tudo é tão rápido! Minha geração pode bem perceber a velocidade das mudanças nos suportes musicais: nós tivemos Lps, fitinhas k7, cds e agora temos o iPod... Sabe que, às vezes, sinto saudades de uma época em que eu tinha que levantar e ir até o aparelho de som, pra ouvir o outro lado do disco... Eita saudosismo! rs

Bem, mas vamos pras músicas, que a memória não interessa a ninguém a não ser aos proustianos aleijados e hipócritas! rs.
Muitas das canções que escolhi pra hoje são clássicos meus, outras são descobertas recentes que divido com vocês!


Pra facilitar, vamos por blocos:


I. Músicas que são o início desse gênero que teve seu auge mais do meio pro fim da década de 80:




Sim, é a Madonna, bees!

II. Daí vem aquela fase que eu nem sei classificar: seria freestyle? electro? 80's hi-nrg? Ai, sei lá, o que importa é dançar! E vamos com as dicas da minha amigue Licky Lindinha pro post de hoje:



III. Agora vem o que eu considero como auge do estilo e o momento dos maiores hits. Todo mundo já deve ter ouvido alguma destas:









Ainda outra dica de Licky Lindinha:

IV. Agora vem o finalzinho - aquele momento em que a sonoridade tomou outros caminhos e foi ficando chatinha. Mas dessa época ainda tem muita coisa legal. Pra hoje eu escolhi duas clássicas:





Se joguem no baú e sejam felizes no melhor freestyle.
Acho que tem bastante coisinha pra que minhas amigues não fiquem abandonadas...
Logo logo eu volto!

beijos de Babooshka

3 comentários:

  1. bem legal o texto. é interessante também como o freestyle se mistura com a história do funk carioca. nos bailes rolava esse tipo de som e foi uma inspiração de muitos producers do gênero brasileiro. aqui em santos, por exemplo, onde até hoje rola uma cena funk respeitável, nos antigos bailes também sempre tocava os freestyles, juntamente com alguns miami bass. o foda é que tem muito freestyle que a batida acaba sendo igual ao miami bass.


    mandou bem ae! abraços

    ResponderExcluir
  2. Coletivo Action!
    Sim! o freestyle tem mesmo tudo a ver com o desenvolvimento do funk carioca. e akém dessas faixas tocarem nos bailes, muitas foram sobrevivendo nos samples tb (acho que tem muita coisa de funk melody chupada dessas faixas clássicas de freestyle, né?).
    Sobre o miami bass - bem, acho que tem mesmo muito a ver. Não tinha pensado muito nessa relação ao escrever o texto, mas tem sim!
    Gostaria de conhecer mais essas festas responsa de Santos - me convida? rs
    obrigado pela visita e volte mais!

    ResponderExcluir
  3. demorou cara. senão me engano vai ter show esse mês de um dos expoentes do funk santista, o DUDA DO MARAPÉ haha.

    logo logo vamos lançar uma mixtape lá no blog com algumas CLASSIC TRACKS do funk daqui, e uma bonus que é um freestyle que tocava em uns bailes aqui!

    abraço! ;D

    ResponderExcluir

quer procurar no fundo do baú?